O site oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta quinta-feira (1º), que o petista é o "presidente mais votado da história da humanidade". Na lista, Lula aparece à frente de nomes como Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia. Segundo a publicação, Lula tem cerca de 136 milhões de votos, Obama, 135 milhões, e Putin, 134 milhões.
Para chegar a esse número, o Instituto Lula, realizador da pesquisa, somou os votos em favor do petista nos primeiros turnos das cinco eleições em que o petista concorreu ao cargo máximo da política brasileira (1989, 1994, 1998, 2002 e 2006). Obama, que figura como segundo na lista, recebeu 135 milhões de votos em apenas dois pleitos (2008 e 2012). O levantamento surge depois de o ex-presidente declarar, durante evento de confirmação da pré-candidatura à Presidência, que talvez tenha sido o mais votado da história.
Lula perdeu as três primeiras eleições presidenciais em que concorreu, mas conseguiu sair vitorioso em 2002 e se reelegeu em 2006. Segundo o Instituto Lula, se a pesquisa somasse os votos em favor do petista em segundo turno, o número pularia de 136 milhões para 278 milhões.
Franklin Delano Roosevelt (103 milhões), 32º presidente dos EUA, Megawati Sukarnoputri (94 milhões), ex-presidente da Indonésia, e Bill Clinton (92 milhões), 42º presidente dos EUA, completam o topo do ranking.
Por considerar os números absolutos, a pesquisa favorece candidatos dos maiores colégios eleitorais mundiais que se envolveram em maior quantidade de disputas. Também tira a chance de que políticos eleitos com um maior percentual, mas em países de menor população, apareçam no ranking.
Eleições 2018
Lula pretende disputar sua sexta eleição presidencial neste ano, mas enfrenta uma condenação em segunda instância na Justiça que pode atrapalhar essa pretensão. A pesquisa Datafolha divulgada na quarta-feira (31) mostra que o ex-presidente manteve os índices de intenção de voto na corrida presidencial que tinha em dezembro mesmo após a condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
O petista lidera os cinco cenários em que é incluído, com índices entre 34% e 37% da preferência do eleitorado. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vem em segundo lugar, com 15% a 18% das intenções de voto – no mês passado, o parlamentar tinha entre 17% e 18%.