Com três décadas de magistratura, onde acumulou experiência na área cível, eleitoral e em direitos humanos, Carlos Eduardo Zietlow Duro toma posse nesta quinta-feira (1º) como presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). A nova administração do judiciário gaúcho foi eleita para atuar no biênio 2018-2020.
O desembargador, de 59 anos, natural de Montenegro, foi escolhido para o cargo no início de dezembro do ano passado. Ele recebeu 83 votos dos 139 integrantes do pleno. Carlos Eduardo já integra a administração do TJ-RS desde 2016, como vice-presidente da gestão comandada por Luiz Felipe Silveira Difini.
A cerimônia da posse ocorre às 14h, no plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, no 13° andar do prédio do TJ-RS. Além do presidente, assumem seus cargos a vice-presidente Maria Isabel de Azevedo Souza, o 2º vice-presidente Almir Porto da Rocha Filho, o 3º vice-presidente Túlio Martins, e a corregedora-geral Denise Oliveira Cezar.
Formado em julho de 1984 pela PUC-RS, o desembargador exerceu a advocacia de julho de 1984 até a posse como juiz, que ocorreu dois anos depois. Nesse período, passou por Panambi, São Francisco de Assis, Candelária, Alvorada e Porto Alegre. Na Capital, atuou na área cível e foi juiz eleitoral, além coordenador administrativo das zonas eleitorais.
Dezesseis anos depois de se tornar juiz, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador, no qual tomou posse em março de 2002. Nesse período, foi presidente do Conselho de Informática Judiciária, de 2006 a 2012. Durante a vice-presidência, tornou-se presidente da Comissão de Direitos Humanos.
O TJ-RS é o quarto maior tribunal do país, logo atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A estrutura de pessoal conta com 814 magistrados (sendo 139 desembargadores, 639 juízes e 36 pretores), 8.205 servidores e 4.211 estagiários. Tramitam atualmente na justiça estadual 3,5 milhões de processos.