Para reforçar os atos pró-Lula na semana que definirá o futuro político do ex-presidente da República, a cúpula do Partido dos Trabalhadores desembarcou em peso em Porto Alegre — cidade que no passado chegou a ser conhecida como a "vitrine da esquerda" no Brasil. Além da direção nacional do PT, começam a chegar à Capital deputados, senadores, ex-ministros e figuras ilustres ligadas à agremiação, que preparam terreno para a passagem do ex-chefe de Estado pela metrópole gaúcha, nesta terça-feira (23).
Além de nomes conhecidos do PT estadual, como o do ex-governador Olívio Dutra e o do presidente da sigla no Estado, Pepe Vargas, já circulam entre os porto-alegrenses a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente da organização e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, a ex-presidente Dilma Rousseff também está na Capital e inclusive discursou em defesa do antecessor em evento realizado na manhã de segunda-feira, na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi). Entre os ex-ministros dos governos petistas com presença confirmada estão Miguel Rossetto, Eugênio Aragão e Ana de Hollanda, entre outros.
Fora isso, pelo menos 43 deputados federais, como Paulo Pimenta e Maria do Rosário, e oito senadores de diferentes regiões do país, entre eles Paulo Paim e Lindbergh Farias, se comprometeram a vir. Parte do grupo já engrossou a marcha da Via Campesina, no início da manhã desta segunda-feira. A caminhada partiu da ponte do Guaíba e terminou no Anfiteatro Pôr do Sol.
Quanto a Lula, a expectativa é grande na executiva estadual do PT, e a equipe de segurança do político já está na Capital há alguns dias. A viagem do ex-chefe de Estado ao Rio Grande do Sul foi confirmada por Gleisi em coletiva de imprensa no fim da tarde desta segunda-feira. Lula deverá participar de ato na Esquina Democrática na tarde desta terça e retornar a São Paulo.
Condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula tenta reverter a decisão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Nesta quarta-feira (24), a 8ª Turma do TRF4 analisará o recurso da defesa.
Programação
Confira os eventos a favor e contra Lula previstos para esta terça e quarta-feira:
A favor de Lula
Terça-feira (23)
9h
Mulheres pela democracia e pelo direto de Lula ser candidato. Nomes confirmados incluem a ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa
10h
Inauguração da Tenda da Liberdade de Expressão e Diversidade Cultural com Lula. O espaço abrigará, ao longo do dia, manifestações culturais de diversos artistas, como a cantora Ana Cañas e o cantor Chico César.
Local: Largo Glenio Peres
14h
Ação global anti-Davos – Contra o ataque neoliberal
Local: Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa
16h
Concentração para marcha e ato político cultural. Caminhada até o Acampamento da Resistência, no Anfiteatro Pôr do Sol. Lula é esperado, mas a presença não está confirmada
Local: Esquina Democrática, no Centro, até o Anfiteatro Pôr do Sol
Noite
Início da vigília para o julgamento, no Anfiteatro Pôr do Sol
Quarta-feira (24)
Todo o dia
Vigília e ato público no Anfiteatro Pôr do Sol
Contra Lula
Terça-feira (23)
18h
Ato em defesa da Justiça, promovido pelo Vem pra Rua
Local: Parque Moinhos de Vento, o Parcão
Quarta-feira (24)
18h
CarnaLula, organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), com a Banda Loka Liberal
Local: Parque Moinhos de Vento, o Parcão