A primeira reunião entre representantes do governo do Rio Grande do Sul e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na Câmara de Conciliação criada pela Advocacia-Geral da União (AGU) já tem data e horário marcados: será às 14h30min da próxima quinta-feira (30). A abertura da mesa de negociações é a esperança do governador José Ivo Sartori para reverter a negativa da STN à inclusão do Estado no regime de recuperação fiscal começou a dar resultado.
— Estamos otimistas e satisfeitos com a agilidade da ministra Grace Mendonça, da AGU, na marcação da reunião. Talvez sejam necessárias mais duas ou três, mas acreditamos que será possível chegar a uma solução. É fundamental — disse o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes.
Nessa primeira conversa, os técnicos gaúchos tentarão convencer a STN de que os critérios usados para definir o montante gasto pelo Estado com pessoal são válidos. Esse foi o quesito que levou a STN a rejeitar o pedido de pré-acordo feito pelo Palácio Piratini. Sem o pré-acordo, o Estado fica impedido de se habilitar ao regime de recuperação e, assim, suspender o pagamento da dívida por pelo menos três anos e buscar novos empréstimos.