As principais lideranças do PSDB passaram quatro horas reunidas na noite desta segunda-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, mas não definiram se o partido desembarca ou não do governo de Michel Temer. Segundo o presidente interino da legenda, o senador Tasso Jereissati (CE), a decisão não poderia ser tomada nesta noite porque é um assunto da alçada da Executiva do PSDB.
Segundo o líder da bancada do partido, Ricardo Tripoli, a questão será discutida entre os deputados nesta terça ou quarta-feira. O político disse que não há uma tendência clara na bancada, mas vê uma maioria se formando pela aceitação da denúncia contra Temer.
Leia mais:
Artistas lançam site para pressionar deputados a votarem a favor de denúncia contra Michel Temer
Tucanos se reúnem em SP para definir desembarque do governo Temer
Temer divulga agenda citando apenas despachos internos em dia de denúncia na CCJ
Os tucanos marcaram uma convenção para o mês que vem onde devem eleger uma nova direção executiva para o partido – o que inclui o cargo de presidente. Tasso assumiu o comando da legenda em maio, após a revelação do envolvimento do então presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), na delação do empresário Joesley Batista, da JBS.
O PSDB também pretende aproveitar a convenção para fazer uma reflexão sobre as propostas do partido para o Brasil.
– Precisamos revisitar o nosso programa – disse Tasso. Segundo ele, o PSDB tem passado por um processo de envelhecimento e, portanto, precisa de um renovação – Precisamos refletir sobre nossos erros – afirmou.
O senador também comentou sobre a reforma da Previdência e disse que "é muito difícil" que a proposta seja votada no Congresso no segundo semestre deste ano.
A reunião convocada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, contou com as presenças de Tasso; Aécio; do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; do prefeito de São Paulo, João Doria; do senador José Serra (SP) e dos governadores Beto Richa (PR), Reinaldo Azambuja (MS), Pedro Taques (MT), além de outros parlamentares.