O PT atingiu a sua maior popularidade desde a segunda posse da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015, segundo pesquisa Datafolha publicada neste domingo (25) pela Folha de S.Paulo. Conforme o levantamento, trata-se do partido favorito de 18% da população. Em segundo lugar aparecem, empatados com 5%, o PSDB e o PMDB.
A alta na popularidade petista ocorre em meio à crise política que atinge Michel Temer. No sábado (24), um levantamento do mesmo instituto apontou que somente 7% dos brasileiros consideram o governo do peemedebista ótimo ou bom – o menor índice desde a gestão de José Sarney, em setembro de 1989.
Leia mais:
81% dos brasileiros acham que Joesley deveria ter sido preso, diz Datafolha
PF conclui perícia de áudio de conversa entre Joesley e Temer
Decisão do STF sobre delação da JBS abre caminho para denúncia contra Temer
Porém, conforme o levantamento, a maioria dos entrevistados (59%) não tem preferência por partidos. Além de PT, PSDB e PMDB, apenas PSOL, PV e PDT pontuaram na pesquisa, com 1% cada.
Até junho de 2015, quando empatou tecnicamente com o PSDB, o PT era líder de popularidade no país. A popularidade petista havia decaído, mas voltou a crescer em maio deste ano, chegando a 15%.
O auge do índice ocorreu em março de 2013, no governo Dilma Rousseff, pouco antes das manifestações de junho. Naquele período, o partido chegou a 29% de preferência popular.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23) e entrevistou 2.771 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.