O ministro-chefe da Casa Civil garantiu, nesta terça-feira, que as obras da nova ponte do Guaíba receberão recursos necessários para que os trabalhos sejam finalizados. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Eliseu Padilha reafirmou que R$ 229,5 milhões serão investidos em 2017. A maior dificuldade para conseguir concluir os trabalhos é o reassentamento de mil famílias.
– Este é um problema que já está sendo encaminhado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A questão da limpeza daquela área. Significa dizer que para nós termos a desocupação e a desocupação pressupõe o assentamento das famílias que estão no rumo por onde irá passar o acesso à ponte – avalia o ministro.
Sobre a duplicação da BR-290, o ministro voltou a informar que a obra deverá ser concluída pela empresa que vencer a disputa que será estabelecida com o programa de concessão. Ele comentou também que a capacidade de investimento do governo federal está esgotada e que a prioridade tem sido garantir o funcionamento da máquina pública.
O ministro Eliseu Padilha antecipou que, até a quarta-feira, o Planalto anunciará medidas para combater a insegurança pública. Segundo ele, as ações não se restringirão apenas em anúncio de ampliação de vagas em cadeias.
Por fim, Padilha defende que o governo não deve se pautar pelas ações da Operação Lava-Jato. Destacou o trabalho de investigação que está sendo desenvolvido pelos órgãos de controle, mas informou que a preocupação maior do governo é garantir a retomada do investimento e da criação de empregos.