No Brasil, estamos acostumados a votar aos domingos. Dia do descanso e quando mais pessoas podem ir às urnas e até retornar ao domicílio eleitoral, se moram em outra cidade. Essa é mais uma diferença em relação às eleições norte-americanas.
Nos Estados Unidos, a eleição é em uma terça-feira. Em 2016, os americanos vão às urnas no dia 8 de novembro. A decisão é de 1845. Naquele ano o Congresso escolheu o dia único: a primeira terça-feira depois da primeira segunda-feira de novembro.
A explicação de 171 anos atrás é de que a terça foi escolhida porque as estradas eram precárias, e o eleitor levava até um dia para chegar ao local de votação. Para o deslocamento não começar no domingo, considerado dia de descanso para os cristãos, a ideia era que a população pudesse usar a segunda para o deslocamento.
Já o mês de novembro foi escolhido porque a maioria dos americanos era de agricultores e neste mês a colheita já havia terminado e o pior do inverno ainda viria nos meses seguintes.
Antes disso, nas 15 primeiras eleições presidenciais, cada estado escolhia um dia de votação. A mudança ocorreu porque os resultados eram divulgados em dias diferentes, influenciando eleitores que ainda não tinham votado.
*A jornalista viajou aos Estados Unidos a convite do governo norte-americano.