O presidente da República, Michel Temer, viajará na madrugada desta sexta-feira (14) para a Índia, onde participará de encontro da cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A agenda, no estado de Goa está prevista para os dias 15 e 16. Depois, Temer terá compromisso em Tóquio, no Japão.
Em sua quarta viagem internacional desde que assumiu como presidente efetivo, Temer tentará expor a investidores e líderes internacionais as medidas de seu governo para o ajuste fiscal e a recuperação da economia.
Em comunicado nesta semana, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola , disse que Temer apresentará "o novo Brasil" que, segundo ele, está sendo construído com "maior credibilidade e responsabilidade fiscal".
Após participar da cúpula, Temer terá reunião para assinatura de atos de cooperação entre o Brasil e a Índia nas áreas agrícola e ambiental. A partir de terça (18), o presidente tem compromissos no Japão, deve se reunir com políticos e empresários. Será a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao país asiático em 11 anos.
Temer deve voltar ao Brasil no dia 21. A comitiva deverá ser composta pela primeira-dama, Marcela, e os ministros José Serra (Relações Exteriores), Henrique Meirelles (Fazenda) e Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e pelo secretário do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), Moreira Franco.