O governo do Rio de Janeiro confirmou, nesta terça-feira, a exoneração do secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame. Conforme a assessoria de imprensa, o gaúcho só deixará o cargo após o segundo turno das eleições, que será realizado no dia 30 de outubro. Ainda segundo o governo, foi o próprio secretário quem pediu demissão. As informações são do portal G1.
Em Brasília, o governador licenciado Luiz Fernando Pezão afirmou que pedirá ao secretário que permaneça no cargo até o fim do mandato, em dezembro de 2018. Pezão, no entanto, disse que o secretário está cansado e que, por isso, não pode exigir a permanência dele.
– Eu não tive a oportunidade de falar com ele. Se eu tiver a oportunidade, vou pedir para ele que fique até o fim do governo. Agora eu também não posso exigir que uma pessoa que está há 10 anos à frente da segurança pública continue. Eu me preocupo muito, porque ele está cansado.
Beltrame está na Secretaria de Segurança do Rio desde 2007. Ele chegou a ser cotado para assumir a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul após a saída de Wantuir Jacini, mas Cezar Schirmer acabou sendo nomeado.