A pedido do presidente da República, Michel Temer, a base aliada está organizando um novo jantar com os deputados para a próxima terça-feira, dia 25. O objetivo é garantir o quórum na Câmara para votação em segundo turno da PEC do teto de gastos públicos, o que deve acontecer no dia seguinte.
Em reunião de líderes partidários na manhã desta terça-feira, o relator da PEC, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), sugeriu que o jantar acontecesse na noite de segunda-feira. O peemedebista alegou que seria "emblemático" garantir a presença maciça de deputados numa segunda-feira, mas Temer já havia ligado para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), propondo o encontro na terça. O novo encontro deve acontecer na residência oficial da Câmara.
Leia mais
Ministros Henrique Meirelles e Carmen Lúcia discutem PEC do teto de gastos
FHC elogia aprovação da PEC do teto e diz que economia está "degradada"
Temer diz que PEC do teto dos gastos poderá ser revista em 4 ou 5 anos
Com pompa e a presença de 215 parlamentares, o primeiro jantar para aprovação da PEC aconteceu no domingo, 9, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Temer disse que a aprovação da PEC 241 era uma vitória não só do governo, mas também da classe política.
– Todos precisamos revelar ao país que temos responsabilidade. Todos nós estamos de certa forma cortando na carne – afirmou o presidente, segundo relatos dos presentes.
Até a votação em segundo turno da PEC, a Câmara precisa cumprir um prazo de cinco sessões. Na manhã desta terça, aconteceu a segunda sessão.
*Estadão Conteúdo