Após a cassação de Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados, na noite de segunda-feira, o suplente Marquinho Mendes (PMDB-RJ) deverá assumir o lugar deixado por pelo ex-deputado na Casa. De acordo com a Secretaria-Geral da Câmara, Mendes, que vem exercendo o mandato como suplente, deverá ser efetivado no cargo, pois é o primeiro da lista de suplentes da coligação na qual o PMDB fez parte nas últimas eleições.
Leia mais:
Câmara dos Deputados cassa mandato de Eduardo Cunha
Cunha é o sétimo deputado cassado desde a criação do Conselho de Ética
Sem foro privilegiado, Cunha tentará blindar família contra Moro
Ele assumiu seu primeiro mandato como suplente entre 10 de fevereiro de 2015 e 14 de abril deste ano, quando ocupou a cadeira de seu colega Pedro Paulo (PMDB-RJ), que saiu para assumir um cargo na prefeitura do Rio. No dia 19 de abril, ele voltou a ocupar uma vaga de suplente na Casa, desta vez no lugar do deputado Arolde de Oliveira (PSC-RJ). A convocação do deputado para a vaga de Cunha deverá ser registrada nos próximos dias no Diário Oficial da Câmara dos Deputados.
Nas eleições municipais deste ano, o provável substituto de Cunha na Câmara está concorrendo à prefeitura de Cabo Frio, município da Região dos Lagos, onde já ocupou o cargo por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Mendes também já foi deputado estadual e vereador.
*Zero Hora com informações da Agência Câmara