Dois caminhões baú chegaram ao Palácio da Alvorada na manhã desta terça-feira para fazer a mudança da ex-presidente Dilma Rousseff para Porto Alegre. Segundo a assessoria de imprensa de Dilma, a expectativa é que ela deixe Brasília em definitivo no início da tarde. A ex-presidente embarca para a capital gaúcha, onde será recebida com um "carinhaço" de militantes petistas. Não há previsão de entrevista à imprensa.
Até o momento, a movimentação é tranquila na região. Para a viagem de mudança, Dilma deve utilizar, pela última vez, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, entrou no Alvorada por volta das 11h.
Detalhista, Dilma está encaixotando livros e alguns pertences mais delicados com muito cuidado e não quer que ninguém a ajude nessa tarefa. A ex-presidente vai morar em Porto Alegre em seu antigo apartamento do Bairro Tristeza, de classe média.
Leia mais
Ministro diz que governo "respeita" manifestações contra Temer
Com segurança de 1,5 mil PMs, Temer participará de Desfile da Independência
Aliados de Cunha preparam recursos para tentar adiar votação de cassação
Dilma planeja, porém, passar temporadas no Rio de Janeiro. Sua mãe, Dilma Jane, que tem 93 anos e vivia com ela no Alvorada, tem um apartamento no Leblon, bairro da zona sul do Rio. Na capital gaúcha, moram a filha de Dilma – a procuradora do Trabalho Paula –, os netos Gabriel e Guilherme e seu ex-marido Carlos Araújo.
Impeachment
Embora tenha sido condenada por crime de responsabilidade, Dilma terá direito a benefícios concedidos aos ex-presidentes da República, pois concluiu o seu primeiro mandato, de 2011 a 2014. Além disso, depois de aprovar a perda do mandato de Dilma, o Senado decidiu manter os seus direitos políticos, permitindo que ela ocupe cargos públicos .
A ex-presidente não receberá salário, mas terá direito a oito servidores, sendo dois assessores, quatro seguranças e dois motoristas, além de dois carros. Todas as despesas relacionadas à gestão dos servidores e dos dois veículos serão custeadas pela Casa Civil, com recursos do Tesouro Nacional.
Dilma deve se mudar no mesmo dia em que o presidente Michel Temer desembarca em Brasília, procedente da China, onde participou da Cúpula do G-20. O desembarque de Temer na Base Aérea está previsto para as 14h30min.