O professor Julio Flores foi oficializado ontem, pelo PSTU, candidato à prefeitura de Porto Alegre. A confirmação ocorreu na sexta-feira à noite, em convenção na sede do partido, na Capital. Com ela, fica descartado o apoio no primeiro turno a Luciana Genro (PSOL).
A candidata a vice será Vera Rosane Oliveira, também do PSTU.
Os motivos da candidatura própria vão de diferenças políticas, em especial quanto ao quadro nacional, às ressalvas do PSTU a alianças celebradas pelo PSol, em especial com o PPL, partido tido como conservador.
Leia mais sobre as eleições municipais de 2016
Rejeição aos políticos desafia candidatos na eleição municipal
Confira a lista dos candidatos a prefeito de Porto Alegre
Flores, 57 anos, é professor público de Matemática nas redes estadual e municipal, em Porto Alegre. Formou-se em Ciências e Matemática. Iniciou sua militância no movimento estudantil, em 1979.
Durante os anos 1980, trabalhou no Banco Meridional, liderando greves dos bancários e da luta contra a privatização do banco. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Ajudou organizar o PT e participou da criação da CUT. Em 1992, saiu do PT devido a divergências com líderes da sigla.
Do PT, Julio Flores foi para o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), em 1994. Candidatou-se já ao Senado, em 1998, à prefeitura de Porto Alegre em 1996 e 2000, a vereador em 2004 e 2008, a deputado estadual em 2006 e ao governo do Estado em 2002 e 2010 e novamente ao Senado em 2014.