Em reunião na noite desta segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, o governador José Ivo Sartori destacou as próximas missões oficiais que o Estado irá realizar nos próximos meses com o objetivo de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Fessergs diz que Estado tenta privatizar o IPE-Saúde
Partidos aceleram definição de parcerias no Estado
Com as contas em dia, Sulgás renderia cerca de R$ 500 mlhões
Estão previstas viagens para a Argentina no mês de agosto e Alemanha, França e Itália em outubro. Uma viagem para a China também está sendo planejada, mas ainda sem data definida. A ideia é contar com o apoio diplomático das embaixada brasileiras nos países a serem visitados, inclusive auxiliando nas tratativas com as lideranças locais.
O Mercosul também foi tema da reunião. Para o governador Sartori, o Rio Grande do Sul pode assumir um papel de liderança entre os Estados brasileiros na reativação do bloco econômico e lembrou que a posição geográfica favorece o Estado.
– Queremos ser protagonistas desse processo, auxiliar e ajudar a buscar um caminho que seja importante para a economia do Estado – defendeu Sartori.
O ministro José Serra destacou que o Rio Grande do Sul é peça chave no Mercosul e ter a participação do governo gaúcho nesse processo é muito bom para o Brasil.
– O Mercosul tem problemas, mas ao mesmo tempo tem muito potencial, o que temos que fazer é desatar os nós e realmente resolver os problemas do livre comércio, há muitas restrições dos dois lados, nós temos que fazer isso negociando. Vai ter uma missão gaúcha em Buenos Aires que nós vamos dar toda a cobertura, vamos o Estado do Rio Grande como o parceiro desse trabalho – complementou Serra.
*Rádio Gaúcha