Michel Temer nasceu às 5h01min de 23 de setembro de 1940, em Tietê, município de 40 mil habitantes fundado por bandeirantes no interior de São Paulo. Temer foi o caçula entre oito irmãos do casal de libaneses Miguel e March Lulia, que havia migrado para o Brasil uma década antes. Proprietário de um armazém e de uma chácara onde beneficiava arroz e café, Miguel pagou 5 mil réis pelo registro do filho, 15 dias após o nascimento. Assinaram como testemunha um lavrador e um servente de pedreiro.
Criado sob rígida doutrina de respeito aos mais velhos, Temer jamais foi um menino levado, tampouco um aluno exemplar. Todos os dias, ele caminhava dois quilômetros para chegar à Escola Plínio Rodrigues de Morais, onde concluiu o antigo Ginásio (atual Ensino Fundamental) com média 6,8 e especial dificuldade nas disciplinas de latim e matemática. Fazia sucesso com as menininhas nas quermesses, mas gostava mesmo era de se encarapitar nas montanhas de arroz para brincar com espadas feitas de jornal.
Leia também:
Leia todas as matérias com o perfil de Michel Temer completo
Sessão do impeachment no Senado deve durar 20 horas
Teori será o relator do mandado de segurança da AGU
Todas as notícias sobre a crise política
– O Michel era o único da turma que tinha dinheiro para ir ao cinema. Então, ele assistia aos episódios de Flash Gordon e depois nos contava tudo. Daí a gente encenava as lutas no moinho do pai dele – conta o comerciante James Milanelo, 75 anos, amigo de infância e ainda hoje morando em frente ao que antes era a extensa propriedade dos Temer Lulia.
Por vezes, o vizinho de James, Luiz Beneton, depara-se com uma cena típica de House Of Cards, a série do Netflix na qual o vice-presidente Frank Underwood chega com todo seu aparato de segurança em um boteco de Washington para comer costeletas de porco. Na pacata Tietê, Beneton se assustava com a presença de quatro carros pretos e vários seguranças circundando a esquina. Em uma delas, James estava no pátio quando ouviu alguém se aproximando.
– Não tem ninguém para atender nessa loja aqui? – perguntou o vice-presidente.– É duro deixar a porta aberta que qualquer um já vai entrando – brincou James, ao rever o amigo.