A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira (15) o projeto de lei que prevê a realização de um plebiscito para desmembramento dos distritos de Cazuza Ferreira e Juá do município de São Francisco de Paula e anexação a Caxias do Sul. Houve acordo de líderes na manhã de hoje para que a proposta entrasse na pauta.
O projeto segue agora para sanção do governador Tarso Genro. Se o governo do Estado sancionar, a Assembleia notifica o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), que fica responsável pela realização do plebiscito. Caberá ao TRE definir a data da consulta.
Cerca de 150 moradores das duas comunidades acompanharam a votação em Porto Alegre. A presidente da Comissão de Anexação de Cazuza Ferreira e Juá, Rejane Gil, aposta na sanção do projeto. Ela defende o desmembramento de São Francisco porque entende que as duas localidades têm maior ligação com Caxias.
"A anexação a Caxias só vai representar a legalização de uma situação que já existe de fato. Cazuza e Juá tiveram o ápice do crescimento na época da madeira. As duas regiões eram ricas e prósperas. Com o fim das madereiras, o povo das duas comunidade foi praticamente todo para Caxias do Sul. Será a oportunidade de crescimento, de progresso para essas duas comunidades que estão como estavam há 50 anos".
Os distritos de Cazuza Ferreira e Juá pertencem a São Francisco de Paula e querem se anexar a Caxias. Os moradores das duas cidades poderão participar do plebiscito.
Gaúcha
Deputados aprovam projeto que prevê plebiscito para anexação de distritos a Caxias
Localidades pertencem a São Francisco de Paula
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project