As centrais e os cartórios eleitorais de todo o Estado estão abertos neste fim de semana, em regime de plantão. Em Porto Alegre, cerca de 400 pessoas foram atendidas na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) somente na manhã deste sábado (03).
Apesar do movimento, a fila andou rápido. O tempo máximo de espera foi de 15 minutos. Segundo o gerente da CAE, Antônio Carlos Mesturini, a expectativa é que neste sábado 1,5 mil pessoas sejam atendidas. O mesmo movimento é esperado para este domingo (04). O horário de funcionamento da Central é das 9h às 19h na Avenida Padre Cacique, 96, Bairro Praia de Belas.
O objetivo do plantão nas centrais e cartórios eleitorais do Estado é atendar à demanda de solicitações para fazer o primeiro título, transferências de domicílio eleitoral ou local de votação. O prazo final para essas requisições termina na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. Já para fazer a segunda via do título de eleitor, o prazo vai até o dia 25 de setembro.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) orienta que os eleitores procurem o serviço o quanto antes, para evitar as filas, que normalmente se formam no últimas dias do prazo.
Documentos necessários
A transferência do domicílio eleitoral para outra cidade exige do eleitor um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível fazer o pré-atendimento, até o dia 2 de maio, antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar a página Título Net, do TSE, disponível para agilizar atendimento feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para receber o documento.