Nesta sexta-feira (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) iniciou o transporte de urnas eletrônicas. Após a revisão, que ocorreu ao longo desta semana, levar os equipamentos para os locais que receberão os eleitores no domingo (2) é a penúltima etapa antes da votação.
No sábado (5), as seções eleitorais serão montadas nas instituições. Em algumas zonas eleitorais, espaços diferentes do habitual receberão a preparação para a votação, uma vez que 368 seções tiveram que ser realocadas para as eleições de 2024. A lista dos pontos transferidos pode ser conferida no site do TRE-RS.
O Rio Grande do Sul conta com 31 mil urnas eletrônicas. Desses, 16% são dos modelos 2013 e 2015 e 84% são dos tipos 2020 e 2022. Segundo o secretário de TI do TRE-RS, Daniel Wobeto, todos os equipamentos serão utilizados, seja como urnas de seção ou como urnas de reserva, que são espalhadas estrategicamente para eventual substituição a unidades que venham a apresentar falha durante a votação.
Em Porto Alegre, cidade com mais de 1 milhão de eleitores, serão utilizadas 3.064 urnas de seção e 156 de contingência. O TRE-RS afirma que alguns equipamentos reservas ainda podem ser transportados no sábado.