O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) prepara as urnas eletrônicas que serão usadas no Estado no próximo domingo (6) desde a semana passada. Entre esta segunda-feira (30) e esta quinta-feira (3), os aparelhos serão revisados pelos cartórios eleitorais. Na sexta-feira (4), os equipamentos serão transportados até as zonas eleitorais.
A revisão faz parte das etapas de preparação das urnas eletrônicas. É neste momento que todos os aparelhos são ligados e os dados sobre data, hora, seção e zona eleitoral são checados. Segundo o TRE-RS, os cartórios eleitorais também ficam responsável por conferir a lacração das urnas antes de colocá-las nas caixas para transporte.
— O TRE-RS dispõe de 31 mil urnas eletrônicas. Todas serão utilizadas, como urnas de seção ou como urnas de reserva, espalhadas estrategicamente para as corriqueiras substituições de equipamentos que venham a apresentar falha durante a votação. Dessas, 16% são dos modelos 2013 e 2015 e 84% são dos modelos 2020 e 2022. Todas as urnas disponíveis atendem aos mesmos requisitos de segurança, desempenho e confiabilidade — acrescenta o secretário de TI do TRE-RS, Daniel Wobeto.
Wobeto garante que não há priorização de modelo para uso, mas o TRE-RS procura utilizar urnas da mesma época em cada município. O secretário de TI explica que o cuidado logístico é necessário porque os aparelhos mais antigos (de 2013 e de 2015) utilizam cartões de memória para armazenar os dados, enquanto as urnas novas (de 2020 e 2022) usam pendrives, impossibilitando que uma consiga facilmente substituir a outra.