Rodrigo Decimo foi eleito prefeito de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. O candidato do PSDB conquistou 54,50% dos votos válidos neste domingo (27) de segundo turno das eleições.
Com o resultado, Decimo garante a terceira vitória consecutiva de seu partido na prefeitura santa-mariense. O prefeito eleito superou o seu adversário, Valdeci Oliveira, do PT, por virada, visto que o candidato de esquerda ficou na frente no primeiro turno.
Natural de Uruguaiana, Decimo tem 56 anos e, atualmente, ocupa o cargo de vice-prefeito na gestão de Jorge Pozzobom, do PSDB. Em 2020, concorrendo pela primeira vez a um cargo público, ele foi eleito na chapa pelo extinto PSL, mudando para o partido atual em abril, para disputar o pleito.
O prefeito eleito é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e empreendedor do ramo da construção civil no município, onde vive desde a adolescência. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Decimo foi presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e compôs a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). É casado há quase 30 anos com Janise Belochio e pai de dois filhos: Luíse, 26, e Lorenzo, 21.
A vice de Decimo é Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, 61 anos, professora de ensino superior e filiada ao PP. Essa foi a primeira vez que a professora concorreu a um cargo público. Antes, havia sido secretária municipal de Educação.
Apoiados pelo atual prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, Decimo e Lúcia representaram a coligação Todos por Santa Maria, que congrega a Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, PSD, PSB e Republicanos.