
Candidatos à prefeitura de Porto Alegre no segundo turno, Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) enfatizaram palavras diferentes no retorno da propaganda eleitoral nesta sexta-feira (11). O atual prefeito optou por utilizar a expressão “juntos” ao se dirigir ao eleitor. Sua opositora escolheu o termo “mudança” para reforçar o início de sua campanha na segunda etapa da eleição.
Outras diferenças de abordagem ficaram salientes durante os 10 minutos de veiculação. O tempo foi utilizado para criar uma conexão com o eleitor sem a apresentação de propostas.
Foi o primeiro momento do período eleitoral em que os dois candidatos tiveram o mesmo tempo para propagarem suas propostas para a cidade. No primeiro turno, Melo dispunha 5min36s e levou ao ar 1.650 inserções de 30 segundos cada. Rosário usufruía de 2min19s, além de 686 intervenções de meio minuto. Agora, cada um contará com 5 minutos e 25 comerciais diários.
Melo foi o primeiro a surgir na tela do espectador. Caminhando por uma praça do bairro Sarandi, agradeceu aos 345.420 votos, equivalente a 49,72%, no primeiro turno. De camisa social azul, era possível ver manchas causadas por gotas de chuva que caiam durante a gravação.
No decorrer de seus 5 minutos, a propaganda do atual prefeito teve a palavra “juntos” repetida 24 vezes por ele ou por outros.
— Juntos já vivemos muito nos últimos quatro anos. E juntos vamos fazer ainda mais nos próximos quatro — disse. — Quero terminar o que já comecei e ainda está em andamento. Projetos que vão melhorar ainda mais a nossa cidade — afirmou em outro trecho.
Na sequência, Melo discorreu sobre a sua relação com Porto Alegre. O pronunciamento dele foi intercalado com o de eleitores que falavam a sequência de seu pensamento em primeira pessoa. Eles estavam em diversos pontos da Capital, do Centro Histórico, passando por praças e parques, terminais de ônibus e áreas nobres de Porto Alegre. Em seguida, foram citados projetos em andamento da atual gestão.
Sonoramente, a propaganda contou apenas com jingles da campanha. O último deles, em que cita diversos bairros do município, se estendeu por um minuto.
A trilha sonora escolhida por Rosário foi além da música de sua campanha. Seu tempo no ar foi iniciado sob o som de Andar Com Fé, sucesso de Gilberto Gil. O vocábulo "mudança", como substantivo ou verbo, foi utilizada 12 vezes durante o programa.
Em suas palavras iniciais, trajando uma blusa pullover salmão sobre uma camisa branca, a candidata petista agradeceu os votos recebidos e elogiou a campanha encabeçada por Juliana Brizola (PDT) e Dr. Thiago Duarte (União). O PDT anunciou apoio a Rosário.
Reforçou o discurso de que os votos brancos e nulos e a alta abstenção na cidade provam o desejo de mudança. Ela terá que praticamente dobrar os 182.553 (26,28%) votos recebidos para vencer a eleição.
— Me apresento pra ti com a bandeira da esperança, a bandeira da mudança, a bandeira da confiança e, principalmente, de que juntos e juntas, é possível e necessário mudar a vida, mudar a cidade para melhor — disse a candidata.
Ela identificou-se como uma gestora com a capacidade de “cuidar das pessoas e proteger a cidade”.
Sua fala foi interrompida por inserções de discursos de aliados políticos. O time contou com os incentivos da deputada federal Fernanda Melchionna, do ex-governador Olívio Dutra, da ex-deputada Manuela d’Ávila, do ministro Paulo Pimenta e do presidente Lula. Muitos ressaltaram o trabalho de Rosário em Brasília durante a enchente de maio.
O horário em rádio e televisão terão duas edições de 10 minutos cada entre esta sexta-feira e 25 de outubro. No rádio, os programas vão ao ar às 7h e às 12h. Na televisão, às 13h e às 20h30min.