Dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral permitem mapear como foi o comportamento dos eleitores de Porto Alegre no último dia 6 de outubro. Conforme números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a porcentagem de abstenção foi maior do que os votos recebidos pelos candidatos à prefeitura em 176 dos 342 locais de votação da Capital.
Dos mais de 1 milhão de eleitores da cidade, pouco mais de 751 mil compareceram às urnas e decidiram que Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) disputarão o segundo turno. Os dados mostram que o candidato à reeleição teve o maior número de votos em 162 locais de votação, enquanto a candidata do PT obteve maioria em três deles e Juliana Brizola, do PDT, liderou em um.
O local de votação onde Melo teve o melhor desempenho, em termos percentuais, foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Custódio de Mello, no bairro Serraria — o candidato recebeu 47,9% dos votos das oito seções que funcionam na instituição. Já na seção 389, da zona 2, a única do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, no Bom Fim, o candidato fez apenas 8,55% dos votos.
O local de votação onde Melo teve a pior porcentagem foi justamente onde Rosário liderou: ela obteve 61% dos votos registrados no instituto. Já a menor porcentagem da petista foi registrada na seção única da Escola Heitor Villa-Lobos, no Extrema. A candidata registrou 3,8% dos votos do local.
Já a maior porcentagem das abstenções foi registrada na Escola Estadual Camila Furtado Alves, no Floresta. Conforme os dados do TSE, 42% dos eleitores das duas seções eleitorais que existem no local não compareceram às urnas.
A menor abstenção foi registrada no Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, mesmo local onde Rosário teve a maior porcentagem de votos. Naquela seção, 8,85% dos eleitores não foram votar.
Juliana Brizola, que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura, liderou a preferência dos eleitores que votam na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Neste local de votação, a pedetista teve 28,85% dos votos.