Dez candidatos disputam a prefeitura de Curitiba, capital do Paraná. Cristina Graeml, Eduardo Pimentel, Felipe Bombardelli, Luciano Ducci, Luizão Goulart, Maria Victoria, Ney Leprovost, Andrea Caldas, Roberto Requião e Samuel de Mattos são os postulantes ao cargo.
O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 6 de outubro e, caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.
Quem são os candidatos à prefeitura de Curitiba
Cristina Graeml
Cristina Graeml, 54 anos, é jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou como repórter de televisão por mais de duas décadas, com experiências no Paraná, Rio de Janeiro e Maranhão. Cristina Graeml é filiada ao Partido da Mulher Brasileira (PMB). Jairo Aparecido Ferreira Filho, conhecido como Dr. Jairo, é o candidato a vice-prefeito na chapa de Cristina Graeml.
Eduardo Pimentel
Eduardo Pimentel, 39 anos, é formado em administração e vice-prefeito de Curitiba há dois mandatos, na chapa de Rafael Greca. Também já ocupou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas. Eduardo Pimentel é filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Paulo Eduardo Lima Martins é o candidato a vice-prefeito na chapa de Eduardo Pimentel.
Felipe Bombardelli
Felipe Bombardelli, 34 anos, é formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bombardelli já atuou como programador, desenvolvedor e analista de sistemas, com experiências no exterior. Bombardelli é filiado ao Partido da Causa Operária (PCO). Paulo Cesar Costycha é o candidato a vice-prefeito na chapa de Felipe.
Luciano Ducci
Luciano Ducci, 69 anos, é médico pediatra, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Também já atuou como diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde (SES/PR). Ducci foi prefeito de Curitiba de 2010 a 2012. Também foi eleito deputado federal pelo Paraná em 2014, em 2018 e em 2022. Luciano Ducci é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Jorge Gomes de Oliveira Brand, conhecido como Goura, é o candidato a vice-prefeito na chapa de Ducci.
Luizão Goulart
Luizão Goulart, 62 anos, atuou como prefeito de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, por dois mandatos. Já foi eleito deputado federal pelo Paraná em 2018. Além da carreira política, Luizão já foi agricultor, mecânico e professor. Goulart é filiado ao Partido Solidariedade. Thiago Francisco da Silva, conhecido como Thiago Chico, é o candidato a vice-prefeito na chapa de Luizão.
Maria Victoria
Maria Victoria, de 32 anos, é deputada estadual pelo terceiro mandato. A candidata cresceu no meio político, uma vez que é filha da ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e do deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros. Maria Victoria é filiada ao Partido Progressistas (PP). Walter Antonio Petruzziello é o candidato a vice-prefeito na chapa de Maria Victoria.
Ney Leprevost
Ney Leprevost, 50 anos, já foi vereador de Curitiba em 2004 e eleito deputado estadual em três oportunidades: 2010, 2014 e 2022. Entre dois mandatos, foi também deputado federal, em 2018. Ney Leprevost é filiado ao Partido União Brasil (União). Rosângela Maria Wolff de Quadros Moro é a candidata a vice-prefeita na chapa de Leprevost.
Professora Andrea Caldas
Professora Andrea Caldas, 54 anos, é professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi também diretora do Setor de Educação da UFPR de 2010 a 2018. Professora Andrea Caldas é filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Leticia Cabral de Faria é a candidata a vice-prefeita na chapa de Caldas.
Roberto Requião
Roberto Requião, de 83 anos, já ocupou os cargos de deputado estadual, prefeito de Curitiba, secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná, governador do Estado do Paraná por três mandatos e senador da República. Roberto Requião é filiado ao Partido Mobilização Nacional (Mobiliza). Marcelo Henrique Paula Pinto é o candidato a vice-prefeito na chapa de Requião.
Samuel de Mattos
Samuel de Mattos, de 36 anos, natural de Turvo, em Santa Catarina, é um dos candidatos à prefeitura de Curitiba. Ele é agente postal e atua nos Correios. Foi candidato a vice-prefeito nas últimas eleições. Samuel de Mattos é filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Leonardo Guedes Martinez é o candidato a vice-prefeito na chapa de Mattos.