Os principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre participam nesta quarta-feira (25) de um novo debate promovido pela Rádio Gaúcha. A partir das 8h10min, Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) confrontam ideias e trajetórias no horário do programa Gaúcha Atualidade.
O encontro terá mediação da jornalista Andressa Xavier, gerente de Programação e Jornalismo da Gaúcha, e reúne os representantes de partidos e federações que têm pelo menos um representante no Congresso Nacional. Ficam de fora, portanto, Carlos Alan (PRTB), César Pontes (PCO), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Luciano do MLB (UP).
Faremos esse debate em um momento crucial da campanha e esperamos ajudar o eleitor a escolher em quem votar. Faltando 11 dias para o primeiro turno, espero propostas que façam sentido e que possam ser colocadas em prática por quem for eleito.
ANDRESSA XAVIER
Realizado nos estúdios da RBS, o debate terá três blocos, sempre com enfrentamentos pessoais. No primeiro, cada candidato irá responder uma pergunta formulada pela produção da Rádio Gaúcha. Após a resposta, com duração de 1min30s, o postulante escolhe um adversário para discutir o tema.
Serão seis minutos de debate livre, com cada candidato dispondo de três minutos para detalhar suas propostas e contrapor o rival, administrando o uso do próprio tempo a partir de cronômetros instalados no estúdio.
O segundo bloco terá o mesmo formato, porém com os candidatos fazendo perguntas entre si antes do debate livre, desta vez com quatro minutos de duração, metade para cada postulante. No último bloco, a pergunta será de jornalistas do Grupo RBS, de novo sucedida por debate livre de quatro minutos.
Em todos os blocos, cada candidato poderá ser escolhido mais de uma vez para debater com o adversário, ou simplesmente não ser escolhido, ficando de fora da conversa.
O debate terá transmissão ao vivo pela Gaúcha e exibição em imagens no site de Zero Hora e no YouTube de GZH. A partir das 7h10min, os jornalistas Kelly Matos e Rodrigo Lopes conduzem uma live dos bastidores, acompanhando a chegada e os preparativos dos políticos.
Na retaguarda, uma equipe de especialistas em temas como educação, saúde e infraestrutura, bem como os integrantes do Grupo de Investigação da RBS (GDI), irá checar as afirmações dos debatedores.
Dez assinantes de Zero Hora foram convidados para assistir ao debate no estúdio. Ao final, o programa Timeline será transmitido do local, com a repercussão do confronto e a avaliação dos aspirantes à prefeitura da Capital.
Como será
Primeiro bloco
Todos fazem sua manifestação inicial e respondem perguntas individuais formuladas pela produção do programa e sorteadas na hora. O primeiro a responder escolhe um adversário para debater. Eles irão discutir o tema durante seis minutos, com controle do próprio tempo (três minutos para cada um) a partir de cronômetros instalados no estúdio.
Segundo bloco
Cada candidato escolhe um adversário para questionar, sobre tema livre. Após a resposta, eles debatem por quatro minutos, com controle do próprio tempo (dois minutos para cada um) a partir de cronômetros instalados no estúdio.
Terceiro bloco
Cada candidato responde uma pergunta feita ao vivo por comunicadores do Grupo RBS (Rosane de Oliveira, Kelly Matos, Giane Guerra e Leandro Staudt), que terá o nome sorteado na hora. Quem responder escolhe um adversário para debater por quatro minutos, com controle do próprio tempo (dois minutos para cada um) a partir de cronômetros instalados no estúdio.