A campanha eleitoral de 2024 começa oficialmente nesta sexta-feira (16) com ampla cobertura do Grupo RBS, focada no interesse do eleitor e no desenvolvimento social e econômico dos municípios. Pelos próximos 50 dias, todos os veículos e plataformas da RBS terão equipes de jornalistas dedicadas ao acompanhamento dos candidatos e à busca por soluções para os problemas. Caso haja segundo turno, o esforço se renova por mais três semanas.
A extensa gama de serviços e produtos jornalísticos visa dar pluralidade e equilíbrio, sem amplificar a radicalização política e cair na armadilha dos bate-bocas eleitorais. A partir de entrevistas exclusivas e debates, a cobertura pretende propiciar aos eleitores maior conhecimento sobre a trajetória e as propostas dos candidatos.
Reportagens especiais abordando temas da vida real irão discutir as demandas dos cidadãos e como cada candidatura imagina atender essas necessidades. Haverá ainda especial atenção para identificar e corrigir informações falsas disseminadas com pretensões eleitorais.
Tratamento isonômico
Na Rádio Gaúcha e na RBS TV, a cobertura dos candidatos terá tratamento isonômico. Nos jornais e em GZH, as candidaturas serão tratadas de acordo com sua relevância, mantendo critérios claros. A TV realizará ainda debates em 12 municípios no primeiro turno.
GZH terá novos programas, como videocasts e lives, além de reportagens para cada candidato a prefeito das 15 maiores cidades do RS bem como pequenos perfis dos candidatos a prefeito nos demais 482 municípios gaúchos.
A RBS contratará este ano a Quaest Consultoria e Pesquisa para a realização de pesquisas no primeiro turno e em eventual segundo turno para a prefeitura de Porto Alegre. Não haverá pesquisas contratadas pela RBS nas demais cidades.
O que está previsto
GZH
- Zona Eleitoral - Videocast de análise e entrevistas, com Andressa Xavier, Dione Kuhn, Kelly Matos e Rosane de Oliveira.
- Conversa de Gabinete - Videocast de bastidores, com condução de Fábio Schaffner e Paulo Egídio.
- Live da eleição - Transmissão do dia do voto.
- Apuração - Totalização dos votos, com abastecimento pelo TSE.
- Papo-emoji - Candidatos da Capital respondem a perguntas usando só emojis.
- Me Leva - Entrevista com o candidato durante um trajeto de carro pela Capital, com apresentação de Andressa Xavier.
- Deu match com o vice? - Entrevistamos em vídeo os candidatos a prefeito e a vice da Capital e verificamos a sinergia de ideias entre eles.
- Nerd de eleição - Fala-povo em que buscamos quem conhece jingles antigos, disputas mais acirradas etc.
- Rosane na Educação - Rosane de Oliveira faz vídeos curtos sobre o tema, com auxílio de repórteres da área.
- Perfis e listas - Reportagens para cada candidato a prefeito das 15 maiores cidades do RS e das outras 26 capitais. Pequenos perfis dos candidatos a prefeito para 482 municípios do RS e lista de candidatos a vereador de todas as cidades gaúchas e demais capitais.
Rádio Gaúcha
- Entrevistas - Os oito candidatos à prefeitura de Porto Alegre serão entrevistados, de 2 a 11 de setembro, no Gaúcha Atualidade.
- Dia da eleição - Cobertura ao vivo desde a 0h do dia 6 de outubro, com serviço ao eleitor, entrevistas, análises e acompanhamento dos candidatos de Porto Alegre e das maiores cidades do RS.
- Apuração - A partir das 17h, cobertura em tempo real da votação, com atualizações e análise dos comunicadores da Gaúcha.
Zero Hora
- Entrevistas - A partir de 26 de agosto, Zero Hora fará entrevistas com os candidatos a prefeito de Porto Alegre cujos partidos têm representação no Congresso.
Vida Real
Candidatos à prefeitura da Capital serão convidados a se posicionar sobre 10 temas relacionados à cidade. O conteúdo será publicado em Zero Hora digital e impressa e veiculado na Rádio Gaúcha.
Checagem do GDI
Declarações dos candidatos a prefeito de Porto Alegre nos debates são checadas pelos jornalistas do Grupo de Investigação da RBS (GDI), no projeto “É isso mesmo?”.
RBS TV
- Debates - A RBS TV realiza o último debate do primeiro turno entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre no dia 3 de outubro, a partir das 22h, com mediação de Elói Zorzetto. Também haverá debates em outras 11 cidades do RS. Em 3 de outubro, os debates acontecerão em Caxias do Sul, Erechim, Santa Rosa, Santa Maria, Bagé e Pelotas. Em 28 de setembro, em Passo Fundo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana e Rio Grande.
- Entrevistas - De 23 a 27 de setembro, o Jornal do Almoço entrevista os candidatos à prefeitura da Capital.
- Cobertura diária - A partir de 28 de agosto, a agenda diária dos candidatos à prefeitura será exibida no Jornal do Almoço. De segunda a sexta-feira, serão apresentadas propostas de campanha em cada uma das 12 praças da RBS TV.