Em convenção realizada na tarde deste sábado (3), no auditório da Câmara Municipal, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou a candidatura de Juliana Brizola à prefeitura de Porto Alegre. Ela terá como vice o deputado estadual Dr. Thiago Duarte, do União Brasil.
A pré-candidata do PDT discursou diante de centenas de apoiadores ao longo de 23 minutos. Iniciou a explanação falando do avô, o ex-governador Leonel Brizola.
— É difícil encontrar um gaúcho, um porto-alegrense, que não seja brizolista. Nós temos que ter muito orgulho disso, porque foram 60 anos de vida pública. Ele foi investigado pelos poderosos e nunca encontraram isso aqui (gesticula com as mãos) para falar da conduta do meu avô. Isso é um baita de um orgulho para nós todos que, durante anos, carregamos a bandeira do Brizola — disse.
Ao longo de seu discurso, Juliana defendeu melhorias na saúde, na segurança pública e na educação, que definiu como a "prioridade número um" de uma possível futura gestão. Ela criticou a atual administração municipal na condução dessas áreas e, sem citar diretamente o prefeito Sebastião Melo, reprovou a atuação durante a enchente.
— Nós sabemos que foi muita água, um fenômeno climático. O ser humano precisou entender que deve conviver com a natureza, não exterminá-la. Mas, aqui, os avisos foram dados e não foram escutados — iniciou, acusando a atual gestão de "ignorar recomendações da MetSul e da UFRGS". — O próprio Dmae oficiou a prefeitura, e esses ofícios foram engavetados. Se isso não é falta de competência, eu não sei o que a gente pode falar.
Juliana Brizola foi a última a discursar, por volta das 18h. A convenção começou três horas antes, com manifestações dos pré-candidatos a vereador pelo partido. Faixas e cartazes do PDT ornavam o ambiente da convenção. Fotos de Leonel Brizola também podiam ser vistas em bandeiras e camisetas de apoiadores.
Gritos de "Brizola Vive" foram bradados durante todo o ato, que contou com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, atual ministro da Previdência Social. Ele frisou a ligação de Juliana com Brizola, elogiou a trajetória dela e falou sobre a necessidade de prevenção às tragédias climáticas.
— Juliana vai significar resgate da nossa história, resgate do nosso caminho, resgate de uma Porto Alegre que precisa ser feliz. Porto Alegre não pode assistir os acidentes da natureza acontecerem sem se prevenir para isso. Porto Alegre não pode assistir a água voltar por bueiros que nunca foram limpos e achar que isso é normal — disse.
Presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan também subiu ao púlpito. De forma otimista, citou os pontos positivos da candidatura e projetou a vitória da candidatura:
— Há identidade, há propósito, há história, há legado, há, acima de tudo, capacidade e conhecimento. Nós vamos transformar essa estrutura em uma estrutura vitoriosa.
A manifestação do vereador Moisés Barboza, presidente municipal do PSDB, agitou a bateria que estava presente na convenção. Ele subiu ao púlpito para anunciar que o partido do governador Eduardo Leite irá apoiar a candidatura de Juliana Brizola. O anúncio foi comemorado por lideranças e apoiadores do PDT.
Havia dúvida sobre qual seria a posição do PSDB após a confirmação de que Nelson Marchezan não concorrerá. O apoio tucano à Juliana Brizola deve ser oficializado na convenção do partido, marcada para o domingo (4).
Com 49 anos, Juliana Brizola é advogada e mãe de dois filhos. Foi vereadora entre 2009 e 2011 e deputada estadual por três mandatos. Não ocupa cargo eletivo atualmente.