A sexta-feira (30) marca o início da propaganda eleitoral em rádio e televisão dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Na TV, os primeiros programas foram exibidos pelas emissoras a partir das 13h.
Primeiro a ir ao ar, o programa de Juliana Brizola (PDT) começou com uma reflexão sobre a palavra confiança e a promessa de recuperar esse sentimento na cidade.
Com um parque ao fundo, Juliana apareceu falando que é "uma Brizola mais experiente e mais consciente" e pedindo que os eleitores comparem projetos e trajetórias dos concorrentes.
—É hora de saber quem segurou a tua mão e quem largou a tua mão nos últimos tempos — afirmou.
Sem atacar diretamente os adversários, Juliana apareceu no trecho final ao lado do vice, Thiago Duarte (União), e abraçando apoiadores ao som do jingle da campanha, cujo refrão reforça o sobrenome Brizola, herdado do avô.
Na sequência, o programa de Sebastião Melo (MDB) começou abordando a enchente. A gravação relatou a ocorrência de desastres climáticos em outros países e mostrou imagens do prefeito atuando durante a cheia.
Em uma passagem, Melo prestou solidariedade a quem sofreu perdas na Capital e agradeceu servidores e voluntários que prestaram apoio na ocasião.
— É com esta energia que nós já estamos trabalhando para deixar nossa Porto Alegre ainda melhor — disse o prefeito.
A segunda parte do programa foi dedicada a mostrar realizações do governo, como a entrega da Avenida Tronco e a abertura de postos de saúde à noite, e apresentar a candidata a vice, Betina Worm (PL).
O espaço de Maria do Rosário (PT) começou com o vereador Roberto Robaina e a deputada Luciana Genro, ambos do PSOL, criticando o governo Melo pela atuação na enchente e no incêndio da Pousada Garoa e citando denúncias de corrupção na prefeitura.
Depois, a candidata a prefeita apareceu prometendo fazer da campanha uma "jornada de esperança" e apresentar propostas para resolver as mazelas da cidade.
— Tenho força, coragem e experiência e estou preparada para enfrentar os graves problemas que Porto Alegre vive — afirmou Rosário.
Por fim, mostrando imagens da tragédia de maio e junto da vice, Tamyres Filgueira (PSOL), Rosário elencou providências que pretende tomar para prevenir as cheias e realizar obras de proteção da cidade.
A Capital têm oito candidatos a prefeito, mas os outros cinco concorrentes não têm direito a aparecer no horário eleitoral porque seus partidos não cumpriram a cláusula de barreira na eleição de 2022.
A exibição dos programas e de inserções ao longo da programação das emissoras vai até o dia 3 de outubro.