O recorte do segundo turno das eleições presidenciais por capitais repete o movimento observado na primeira etapa do pleito. Na decisão de domingo (30), o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) venceu em 16 capitais brasileiras. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou a melhor em outras 11, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa divisão espelha o resultado do primeiro turno.
Levando em conta apenas dados percentuais, os melhores desempenhos de Bolsonaro estão concentrados em capitais das regiões Norte e Centro-Oeste. No topo do ranking do candidato do PL está Boa Vista (RR), onde Bolsonaro conseguiu o voto de 79,47% dos eleitores.
Já o petista obteve a maior parcela dos eleitores em relação aos votos válidos no Nordeste, um de seus principais redutos. O melhor desempenho de Lula entre as capitais foi registrado em Salvador (BA), onde obteve 70,73% dos votos.
Porto Alegre
Assim como no primeiro turno, Lula voltou a vencer em Porto Alegre na segunda etapa da disputa. O percentual do candidato do PT subiu de 49,83% para 53,50% entre os dois turnos. Já Bolsonaro teve salto maior, avançando de 39,11%, no primeiro turno, para 46,50% no segundo.
Mesmo com o salto expressivo entre as duas etapas, Bolsonaro tinha uma tarefa difícil na capital gaúcha. Para virar o jogo no último domingo, além de ganhar votos de candidatos que perderam no primeiro turno, teria de conquistar eleitores do petista.
No caso de Lula, o candidato já tinha número mais robusto no primeiro turno — quase metade dos votos —, portanto, mesmo um pequeno acréscimo no percentual de votantes teria impacto positivo no embate.