Na sessão plenária desta quinta-feira (13), por unanimidade, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) homologou os resultados do primeiro turno das eleições gerais de 2022, proclamando os candidatos eleitos aos cargos de senador, deputado federal e deputado estadual, e indicando os dois candidatos mais votados ao cargo de governador para disputar o segundo turno. O processo teve a relatoria da vice-presidente e corregedora do Tribunal, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak.
O processo analisou os relatórios Resultado da Totalização, extraídos do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), para as eleições no Rio Grande do Sul. Os dados estiveram disponíveis para consulta pública, pelo prazo de três dias, na Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, conforme a publicação do edital número 2, em 4 de outubro de 2022.
O presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, registrou que não foram apresentadas reclamações com relação aos dados que constam nos relatórios da totalização dos votos do primeiro turno.
Após homologado o resultado, será lavrada a ata, assinada por todos os membros do Pleno do TRE-RS, para a formalização dos resultados