O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato petista ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, realizou caminhada neste sábado (8) pela manhã na cidade paulista de Campinas. O evento terminou com acenos ao eleitorado jovem, reunindo promessas na área da educação.
— A gente quer exportar conhecimento — disse Lula, que também voltou a se comprometer com a criação de um Ministério da Cultura e um Ministério dos Povos Originários. — Não existe na história da humanidade nenhum país que se desenvolveu sem que antes tivesse investido em educação. Nós precisamos formar a nossa juventude, a nossa está muito sem perspectiva de vida— acrescentou.
Durante o trajeto, entre o Largo do Pará e o Largo do Rosário, um trecho de pouco menos de um quilômetro, ele reiterou críticas a Jair Bolsonaro (PL). Lula também aproveitou o dia do Nordestino para repetir que "neste país, quem tiver uma gota de sangue nordestino não vota" no seu adversário no segundo turno, frase que já havia proferido nessa semana.
Sobre seu governo e a agenda para o meio ambiente, o petista voltou a citar a novela Pantanal.
— Queremos um fazendeiro como o Zé Leôncio, personagem de Marcos Palmeira, para cuidar do meio ambiente — disse, comentando que o fazendeiro da teledramaturgia é um exemplo de como unir o agro com a proteção da floresta.
Durante sua fala, ele também reforçou que a economia precisa voltar a crescer. O discurso era interrompido pelos aplausos e gritos da multidão.
O petista destacou que seus eleitores "não têm que dar trégua". Apesar de indicar que se evite o conflito, ele destacou a importância de sua militância tentar virar votos em todos os campos, tanto ao vivo, quanto na internet.
Em uma nova toada, o PT busca absorver ao máximo eleitores que declararam voto em Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno. Ambos os ex-candidatos declaram apoio a Lula no segundo turno.
A campanha petista tem preferido realizar as caminhadas a comícios. Internamente, avalia-se que os comícios pregam "para convertidos" ao reunir apenas a militância fiel. A mudança também agrada ao setor financeiro da campanha, que pode destinar os elevados gastos de comícios para outros materiais.
Pouco antes do ato, o candidato petista concedeu entrevista à imprensa, onde se comprometeu a conversar com empresários e universidades, recuperar a imagem internacional do país e ampliar seu arco de alianças. Lula também fez reiteradas citações ao episódio no qual Bolsonaro declarou, em uma entrevista ao The New York Times, em 2016, que estava disposto a comer carne de um indígena na região de Surucucu.
— Não temos que vacilar em conversar com as pessoas e convencê-las. Possivelmente as pessoas que querem votar no Bolsonaro acham que tem que comer índio — ironizou o petista durante a caminhada.
A agenda de Lula no segundo turno será focada nos três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No domingo (9), ele participa de uma caminhada em Guarulhos (SP). Na terça-feira (11), ele promove uma caminhada na Baixada Fluminense (RJ). No domingo que vem, estará em Belo Horizonte (MG).