Nesta terça-feira (25), os candidatos à Presidência da República tiveram agendas nas regiões Nordeste e Sudeste. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista a uma rádio de São Paulo e participou de live pelas redes sociais. Jair Bolsonaro (PL) participou de comícios e reuniões com apoiadores na Bahia.
A poucos dias do segundo turno, ambos candidatos trabalham para conquistar o apoio dos indecisos, tendo em vista que quinta-feira (27) é o último dia para a propaganda política por meio de reuniões públicas, comícios ou eventos com sonorização fixa.
O calendário eleitoral ainda determina que as campanhas com inserções em rádio e TV terminem nesta sexta-feira (28), faltando dois dias para a votação.
Confira, a seguir, como foi a terça-feira dos dois concorrentes ao Planalto – na ordem do resultado das urnas no primeiro turno.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
No começo da manhã, o petista concedeu entrevista à rádio Nova Brasil FM com os jornalistas Michelle Trombelli e Mauro Tagliaferri. Pelas redes sociais, Lula comentou que não pretende concorrer à reeleição, pretensão que já havia manifestado desde o início da campanha.
"Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população", escreveu o candidato em sua conta no Twitter.
Durante a noite, Lula participou de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais intitulada Brasil do Futuro. Na live, o petista conversou com eleitores e respondeu questionamentos sobre temas sensíveis como violência contra a mulher, política de cotas e permanência do Auxílio Brasil.
— Ganhando as eleições a gente vai restabelecer o Bolsa Família, garantindo R$ 600 por cada família, mais R$ 150 por cada filho até seis anos de idade. Exigimos, primeiro que as crianças sejam mantidas na escola, depois, as crianças têm que tomar todas as vacinas que a medicina manda tomar e se a mulher estiver gestante tem que fazer todos os exames. Não é apenas uma doação de dinheiro, é uma política pública — diz o candidato.
Jair Bolsonaro (PL)
Bolsonaro faz campanha no interior da Bahia nesta terça-feira. As agendas ocorreram nos municípios de Guanambi, no sudoeste do Estado, e Barreiras, na região oeste baiana. O primeiro destino do candidato foi Guanambi, onde participou de carreata e fez comício na Praça da Feira, região central da cidade.
Bolsonaro afirmou que tem pedido a apoiadores e aliados que votem no candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto, que disputa o segundo turno contra Jerônimo Rodrigues (PT). ACM Neto não acompanhou o presidente nos atos no interior do Estado, pois tem tentado se manter neutro em relação ao pleito nacional, assim como o ex-governador e candidato ao Palácio Piratini, Eduardo Leite (PSDB).
— Olha, o adversário do Brasil todo é o PT. E, assim sendo, eu tenho falado para o pessoal aqui mais chegado a mim que vote no ACM Neto. É o nosso posicionamento — afirmou Bolsonaro sobre o pleito baiano.
Depois, ele partiu para Barreiras para se encontrar com lideranças políticas e empresariais no hotel Solar. À tarde, participou de mais um comício no centro da cidade baiana. O candidato compartilhou vídeos em suas redes sociais da visita à Bahia e fez uma transmissão ao vivo do ato em Barreiras.