Antes prevista para começar nesta sexta-feira (7), a propaganda eleitoral dos candidatos ao governo do RS foi adiada para a próxima semana, na quinta-feira (13). O pedido para postergar a estreia foi feito pelas campanhas de Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), em acordo entre ambas as candidaturas, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), que acatou a solicitação.
A decisão da mudança do reinício da propaganda eleitoral, de acordo com o TRE-RS, será comunicada para as emissoras de rádio e televisão e à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).
A assessoria do TRE-RS afirmou que fica sob responsabilidade das emissoras preencherem os espaços que seriam dedicados aos candidatos até o dia 13. E as inserções diárias de 30 e 60 segundos, durante a programação, só serão iniciadas na quinta-feira da semana que vem. Os candidatos ao governo do RS, somados, têm direito a 25 minutos diários nos comerciais do rádio e da TV.
A propaganda eleitoral dos presidenciáveis, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), segue conforme o previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo lançada nesta sexta-feira, em dois horários no rádio (das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min) e na televisão (das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min), de segunda a sábado.
No dia 13, quando os concorrentes ao Piratini assumirem os seus espaços, eles entrarão logo após os presidenciáveis, com cinco minutos para cada. Ou seja, na rádio os horários serão das 7h10min às 7h20min e das 12h10min às 12h20min. Já na televisão as inserções acontecerão das 13h10min às 13h20min e das 20h40min às 20h50min.
Vale destacar que, de acordo com regras da Justiça Eleitoral, o primeiro a falar será o mais votado no primeiro turno da eleição, seguindo a alternância da ordem a cada programa ou inserção.