Com raízes na imigração italiana, Nova Bassano, na Serra, é o município onde o candidato ao governo do Estado Onyx Lorenzoni obteve o maior percentual de votos no Rio Grande do Sul nas eleições 2022. O representante do PL conseguiu a preferência de 67,47% do eleitorado da cidade circundada por Nova Prata e Serafina Corrêa, outros dois redutos de Onyx no último pleito.
O prefeito de Nova Bassano, Ivaldo Dalla Costa (PP), avalia que boa parte do sucesso de Onyx no município ocorre na esteira do desempenho do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). A cidade ocupa o segundo lugar entre os municípios gaúchos com maior percentual de votos para Bolsonaro no Estado. No país, Nova Bassano é a quarta cidade mais bolsonarista.
— Nós ficamos em segundo lugar no Estado na maior votação para o presidente Bolsonaro, com 78%. Só Nova Pádua teve um número maior. Então, o Onyx acabou indo junto com o Bolsonaro — afirma Dalla Costa.
Além disso, o chefe do Executivo local destaca que o PP, que teve Luis Carlos Heinze como candidato ao Piratini, é muito forte no município. No entanto, como as pesquisas apontavam Onyx com maior possibilidade de ir ao segundo turno, boa parte dos votos migrou para o representante do PL, no entendimento de Dalla Costa.
Sobre o grande percentual de votos para Bolsonaro no município, o prefeito cita o fato de a agropecuária ser uma das bases da economia local. Boa parte desse setor apoia o candidato à reeleição. Dalla Costa destaca que, em Nova Bassano, esse movimento acaba refletindo em outros segmentos, como indústria e comércio.
Antes um dos distritos de Nova Prata, Nova Bassano registrou emancipação em 1964. Atualmente, a economia da cidade é baseada, principalmente, na agropecuária e na indústria, com destaque para a metalurgia.
Nova Bassano
- Região: Serra
- Distância de Porto Alegre: 194,4 quilômetros
- População: 10.089 (estimada em 2021)
- Ano de emancipação: 1964
- Principal atividade econômica: agropecuária e indústria de metalurgia
- PIB per capita: R$ 60.329,08 (2019)
- IDH: 0,747
- Eleitorado: 7.109
- Votos válidos no 1º turno: 5.791
- Onyx Lorenzoni (PL): 3.907 (67,47%)
- Eduardo Leite (PSDB): 826 (14,26%)
Fonte: IBGE, prefeitura de Nova Bassano e TSE