Pessoas que ainda não foram aos seus locais de votação estão preocupadas se conseguirão votar, já que são longas as filas em Porto Alegre. Mas o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) esclarece que todo eleitor que até as 17h estiver presente na zona eleitoral irá receber uma senha e exercer o direito ao voto. As senhas serão distribuídas da última pessoa da fila até a primeira.
A jornalista Giane Guerra esteve no TRE-RS e conversou com o assessor de orientação tecnológica, Luis Fernando Scháuren, que listou as principais motivações para o aumento das filas. São eles:
- Pessoas que não compareciam mais às urnas aderiram ao pleito de 2022;
- Eleitores que não levam uma cola e acabam com dificuldade na votação, pois esquecem o número dos candidatos;
- Quem não tem afinidade com o equipamento eletrônico, atrasando a votação;
- A novidade deste ano, na qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicita um segundo a mais para confirmação do voto, pode ser um adicional no tempo de votação.
No entanto, a principal queixa dos eleitores é o reconhecimento biométrico. Conforme Scháuren, os eleitores podem encontrar problemas devido ao uso de produtos de limpeza ou outros abrasivos que prejudiquem a digital. Há também quem coloca a parte central do polegar no sensor, inserindo a ponta do dedo, onde não se localiza a impressão digital.
Para que não haja dúvidas sobre documentos necessários, o que pode e o que não pode no dia, entre outros pontos, GZH preparou um especial com todas as informações que os eleitores precisam saber.