Os eleitores voltam às urnas neste domingo (30) para o segundo turno das eleições 2022, e o Grupo RBS contará com cobertura especial. A programação se inicia antes mesmo do início da votação e segue após o término da apuração, com a análise dos resultados. A eleição definirá o próximo presidente do Brasil e os novos governadores de 12 Estados.
A votação tem início às 8h. Antes disso, as equipes de reportagem estarão nas ruas trazendo informações de serviço, trânsito e movimentação nos locais de votação. A cobertura multimídia segue ao longo do dia, acompanhando os principais fatos e também a apuração dos votos, que se inicia depois das 17h. No dia seguinte, a repercussão completa estará em Zero Hora.
Rádio Gaúcha
A programação ao vivo da Rádio Gaúcha no domingo começa às 6h, com foco nas eleições. Nas primeiras horas, a cobertura se dedicará a reforçar informações importantes de serviço e tirar dúvidas dos ouvintes sobre a ordem de votação e documentos necessários para votar.
Ainda pela manhã, a rádio fará entrevistas com os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL). Serão 15 minutos para cada um, além de espaço de 10 minutos para que pessoas próximas a eles, como amigos ou familiares, falem sobre os candidatos.
Ao longo da programação, o dia dos candidatos e o andamento da votação no Rio Grande do Sul e no país serão trazidos pela reportagem, com informações direto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Palácio da Alvorada, em Brasília, e de São Paulo e do Rio Janeiro. No Estado, as equipes também trarão informações sobre os principais colégios eleitorais, como Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande, além da Capital.
A programação exclusivamente focada em eleições volta a partir das 15h, com atualização em tempo real da apuração dos votos a partir das 17h. Repórteres acompanharão os bastidores da atualização dos resultados direto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do RS e dos diretórios dos candidatos. As repercussões e as entrevistas seguem ao longo da noite de domingo e da madrugada e manhã de segunda-feira.
GZH
A cobertura de GZH no dia do segundo turno das eleições começa nas primeiras horas do domingo (30). Das 7h45min às 10h, a programação da Rádio Gaúcha será transmitida, ao vivo e em vídeo, com câmeras no estúdio e na redação.
O dia dos candidatos ao governo do Estado será acompanhando pela reportagem. As equipes também trarão serviço atualizado das eleições, acompanhando a movimentação nos locais de votação e demais acontecimentos do dia.
A transmissão ao vivo da programação da Rádio Gaúcha volta às 15h e segue até a meia-noite. A transmissão em vídeo acompanhará a apuração dos votos a partir das 17h com atualizações dos resultados em tempo real.
A repercussão dos resultados segue ao longo da noite em GZH com análises exclusivas do time de colunistas e conteúdos especiais sobre o perfil dos eleitos e os planos dos novos governantes. Na segunda-feira (31), transmissões em vídeo dos programas Atualidade e Timeline seguirão repercutindo o resultado da eleição.
RBS TV
A RBS TV acompanhará a eleição ao longo de todo o dia. A partir das 8h de domingo, flashes nos intervalos da programação trarão notícias sobre a votação no Estado e no país. As equipes acompanharão o voto dos candidatos e a movimentação nas zonas eleitorais. As informações em tempo real podem ser conferidas no G1 RS.
A partir das 17h, com o encerramento da votação, a programação da RBS TV se volta para a apuração das urnas, com transmissão ao vivo do Fantástico, que começa mais cedo, às 17h.
Na internet, o G1 RS também terá programa especial em vídeo para atualização dos resultados no Rio Grande do Sul, apresentado pela jornalista Simone Lazzari.
Depois do Fantástico, Elói Zorzetto comanda na RBS TV o programa Eleições 2022, resumindo o dia e acompanhando a festa dos candidatos eleitos.
Zero Hora
A ZH de segunda-feira (31) trará a repercussão completa de como foi o dia de eleição e os resultados definidos nas urnas. Além de material consolidado sobre os eleitos no país, a edição terá conteúdos especiais sobre os planos para os principais setores, a trajetória dos candidatos até a vitória e análises sobre quem poderá vir a ocupar secretarias no governo do Estado.
O novo cenário político e econômico que se desenhará pelos próximos quatro anos também será analisado pelo time de colunistas do jornal.