Em um movimento inédito nas disputas eleitorais gaúchas, os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta quarta-feira (26) para firmar o compromisso de eleições pacíficas no próximo dia 30. A presença dos dois postulantes ao Piratini ocorreu a convite do presidente do TRE, desembargador Francisco José Moesch.
Em uma reunião de menos de 10 minutos de duração, Leite e Onyx apertaram as mãos e demonstraram um clima amistoso. Na sequência, falaram rapidamente com a imprensa. Ambos foram questionados sobre o risco de o clima acirrado que vem marcando os debates durante o segundo turno influenciar os eleitores nas ruas no próximo domingo.
O candidato do PL afirma que a sua militância está orientada a votar de forma alegre.
— O segundo turno é final de Libertadores, todo mundo sabe como é o espírito charrua da nossa gente. Mas aquilo que ganha o tom mais alto nos debates não pode e não deve ir às ruas. Nós orientamos nossa militância a ir para as ruas com alegria —ressalta Onyx.
Seu oponente também destacou a necessidade de separar o que se vê nos debates do que se espera dos apoiadores no dia do pleito.
— Naturalmente, os debates podem ser acirrados, marcam as diferenças entre as candidaturas. Mas, nas ruas, ambas defendem uma campanha feita com serenidade e respeito aos que pensam diferente, e acredito que o meu adversário pensa da mesma forma — salienta Leite.
Esta é a primeira vez nas eleições para o governo do Estado que os candidatos se reúnem com membros da Corte nas vésperas do pleito. Nos anos anteriores, somente os advogados eram convocados, para tratar de questões jurídicas. O presidente afirma que o objetivo foi reforçar o respeito entre as duas campanhas, como medida de prevenção para garantir o bom andamento da disputa eleitoral. Mas nega que a disputa deste ano seja diferente das outras.
— Aqui no Estado temos uma tradição de disputas muito acirradas, mas respeitosas. Neste ano, elas também serão respeitosas, e é a demonstração clara e inequívoca do que aconteceu (no encontro), conversamos com os candidatos e as equipes e definimos isso. Foi uma lembrança bonita de que as eleições serão respeitadas como são historicamente — garante Moesch.
O ato ocorreu a um dia do último confronto direto entre os dois candidatos. Nesta quinta-feira (26), Onyx e Leite estarão frente a frente pela última vez antes das eleições, no debate organizado pela RBS TV.