Milhares de apoiadores do recém-eleito presidente Lula (PT) se concentraram na Rua da República, em frente ao número 153, no bairro Cidade Baixa, na noite deste domingo (30), para festejar o resultado das eleições 2022. Lideranças do partido, como o ex-governador Olívio Dutra, que concorreu ao Senado pelo RS; Edegar Pretto, que tentou vaga ao governo estadual; os deputados federais Maria do Rosário, Henrique Fontana e Paulo Pimenta, além de Pedro Ruas (PSOL), que formou chapa como vice de Pretto, também estiveram no local.
A via foi bloqueada para veículos às 17h em trecho próximo ao cruzamento com a Rua General Lima e Silva em direção à Av. João Pessoa.
Olívio Dutra avaliou o triunfo de Lula:
— Essa foi a eleição mais importante do país no período republicano, porque estava em jogo a ideia de um Estado Democrático de Direito contra um Estado de propriedade particular de um presidente e de seus familiares.
Os apoiadores dentro do comitê se abraçavam e tiravam selfies.
— Estamos voltando à democracia, onde a cultura será respeitada não tendo discriminação. A Amazônia será preservada e não ficará nas mãos dos interesses dos milionários, dos grileiros e dos desmatadores — afirmou Pedro Ruas após a vitória de Lula.
Antes de sair o resultado oficial, os tradicionais cantos de “Olê, olê, olá, Lula, Lula…” já eram entoados pelos simpatizantes. Em frente à sede do comitê, eles ocuparam o espaço equipados com bandeiras do PT, faixas, camisetas com o rosto de Lula e também adesivos alusivos ao petista.
Em outros pontos da Cidade Baixa, especialmente nas proximidades dos bares, houve muita festa, gritos e pipocar de foguetes quando Lula ultrapassou Bolsonaro na apuração. Um sinalizador da Marinha foi aceso e iluminou a multidão por alguns minutos.
— Fora Bolsonaro! Fora Bolsonaro! — era o grito que ecoava.
Juntaram-se à festa, ainda, representantes e simpatizantes de partidos como PSOL, PV e PCdoB, incluindo a deputada federal eleita Daiana Santos (PCdoB) e o vereador Jonas Reis (PT). Por volta das 19h, a recém-eleita deputada estadual Sofia Cavedon foi ovacionada ao aparecer na janela do comitê e gritar:
— Vamos ganhar!
Ao término da apuração houve muita vibração e foguetório. Edegar Pretto comemorou:
— Acreditamos muito no presidente Lula. Vamos fazer políticas pacíficas, principalmente para quem tem menos.
Na sequência, os políticos subiram em um caminhão de som localizado na esquina da República com a Lima e Silva, onde se dirigiram ao povo presente. A ex-deputada federal pelo PCdoB, Manuela D'Ávila, estava acompanhada pelo marido Duca Leindecker, que passou o tempo inteiro da apuração atento ao telão na frente do comitê. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) foi aplaudida pelos espectadores quando discursou ao microfone. Além dos apoiadores já mencionados, também estavam no alto do caminhão o ex-governador do RS Tarso Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), entre outros.
A comemoração era intensa e as pessoas não arredaram pé nem mesmo quando os pingos viraram chuva, e, pouco depois, desabou uma intensa chuvarada. Muitos pulavam nas poças d'água, tiravam as camisetas e giravam com as mãos por cima da cabeça. Diversas ruas ficaram tomadas e congestionadas por filas de carros. Os motoristas buzinavam para quem passava. Aos poucos, a festa começou a se espraiar para outras avenidas, como a Venâncio Aires e a João Pessoa, e se estendeu para vários bairros da Capital.