- Começou às 21h30min e terminou às 23h50min desta sexta-feira (28), o segundo e último debate do segundo turno das eleições entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), com transmissão ao vivo pela TV Globo, GloboNews, pelo g1 e Globoplay
- O confronto de ideias foi mediado pelo jornalista William Bonner e ocorreu nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro
- O debate na Globo teve cinco blocos: o primeiro e o terceiro foram de temas livres, com duração de 30 minutos. O segundo e o quarto blocos foram de temas determinados. O quinto foi dedicado às considerações finais.
- Primeiro bloco começou com Bolsonaro abordando o tema do salário mínimo. Após várias trocas de acusações sobre mentiras com Lula, os adversários trataram do Bolsa Família e do Auxílio Brasil, com foco no valor do benefício. Outro assunto foi a política externa.
- Segundo bloco: combate à pobreza foi o primeiro tema, escolhido por Lula. Bolsonaro, na segunda metade do bloco, escolheu respeito à Constituição. Entretanto, boa parte do tempo foi utilizada a falar sobre os ataques ao STF, liberdade de expressão e aborto.
- No terceiro bloco, de tema livre, Lula escolheu saúde para perguntar a Bolsonaro sobre corte no programa Farmácia Popular e a demora na compra de doses de vacina contra a covid-19. Contudo, dando sequência à troca de ataques, Bolsonaro insistiu que Lula ajudou Cuba e deixou brasileiros desassistidos. Lula questionou Bolsonaro sobre a compra de viagra para as Forças Armadas. Também houve questionamentos de Bolsonaro sobre a política desarmentista de Lula e como ele conseguiu fazer comício em uma favela do Rio de Janeiro. Em contraponto, Lula disse que vai distribuir livros invés de armas.
- Quarto bloco, novamente temático, começou com Bolsonaro escolhendo pergunta sobre geração de empregos. Lula disse que o atual governo mudou a metodologia de medição do nível de emprego, incluindo trabalhos informais. Durante a primeira parte do bloco, Lula acabou esgotando o tempo e Bolsonaro ficou livre para falar por dois minutos. No segundo tema, Lula escolheu meio ambiente. Bolsonaro exaltou sua gestão com números de desmatamento e Lula relembrou a sua ministra na época, Marina Silva, e a redução das emissões de CO2 na atmosfera. Bolsonaro falou do potencial de geração eólica no Nordeste. Lula relembrou da primeira central eólica do Brasil, em Osório (RS), construída durante o seu primeiro governo.
- Quinto bloco encerrou o debate com 1min30s de considerações finais para cada um dos candidatos.
Reta final
Notícia
AO VIVO: acompanhe o último debate presidencial antes do segundo turno
Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) confrontaram ideias na TV Globo na noite desta sexta-feira
GZH
GZH faz parte do The Trust Project