O candidato do PDT ao governo do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, prometeu, nesta terça-feira (20), garantir o acesso de 200 mil alunos da rede pública estadual a escolas de turno integral, caso seja eleito. A ampliação, de acordo com o postulante ao Piratini, será possível com o aumento da fatia do orçamento destinado à educação.
— Quando fui secretário (da Educação) em 2015, investimos 33,7% do orçamento em educação. Meu plano de governo prevê cumprir a Constituição Estadual que manda que 35% da receita vá para a educação. Se cumprirmos, há recursos para ampliarmos o ensino em tempo integral. Meu programa prevê ampliarmos para 200 mil os alunos em tempo integral — disse Vieira da Cunha, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, nesta terça.
Questionado sobre quais áreas do governo perderiam recursos do orçamento para que a educação fosse priorizada, Vieira da Cunha afirmou que isso será avaliado posteriormente com a sociedade:
— Eu tenho um bolo (orçamentário), são 50 bilhões. Desse bolo vou colocar 35% na educação e 12% na saúde. O restante vamos planejar de um ano para o outro. Agora, educação e saúde serão sagrados. Nas outras áreas, vamos fazer um debate.
O pedetista também defendeu que o Banrisul e a Corsan sejam mantidos na condição atual, de empresas públicas, sem serem privatizados:
— Água é um bem fundamental, é saúde pública, não rima com lucro. O Banrisul é lucrativo.
O programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, já ouviu, desde a semana passada, os candidatos Edegar Pretto (PT), Ricardo Jobim (Novo) e Rejane de Oliveira (PSTU).
Nesta quarta-feira (21), será a vez de Luis Carlos Heinze (PP) ser entrevistado. Até o dia 28 de setembro, os 10 concorrentes com registros de candidatura deferidos serão sabatinados pelas jornalistas Andressa Xavier, Rosane de Oliveira e Giane Guerra.