O candidato do Partido Novo ao governo do Rio Grande do Sul, Ricardo Jobim, defendeu, nesta quinta-feira (15), em entrevista à Rádio Gaúcha, medidas para melhorar a qualidade do ensino público gaúcho. Na lista de propostas elencadas por Jobim, estão a aproximação com as escolas da Secretaria Estadual de Esporte e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
— Eu também defendo um projeto de inclusão do esporte dentro das escolas. A Secretaria de Esportes deveria ter uma atenção especial à educação. A Cultura deveria ter um investimento maior em educação. Também defendo, como um bom gaúcho, um diálogo com o MTG para colocar o movimento tradicionalista dentro das escolas — disse Jobim.
Tema central da entrevista, a melhoria da educação pública gaúcha passa também, segundo Jobim, pela não utilização do dinheiro do Fundeb para o pagamento de professores aposentados. O candidato ainda prometeu, caso seja eleito e consiga privatizar o Banrisul, usar o dinheiro da venda para investimento em educação, e apontou a necessidade de transferir as escolas estaduais de Ensino Fundamental para responsabilidade dos municípios, focando a atuação do governo do Estado no Ensino Médio profissionalizante.
— Tem que ver o aprendizado da seguinte forma: no Ensino Fundamental nosso projeto é dialogar com os municípios e tentar municipalizar. E vamos privatizar o Banrisul, e constituir um fundo para revolucionar o Ensino Médio — disse Jobim.
Nesta sexta-feira (16), será a vez de Edegar Pretto, candidato do PT, ser entrevistado no Gaúcha Atualidade. Até o dia 28 de setembro, os 10 candidatos com registros de candidatura deferidos serão entrevistados pelas jornalistas Andressa Xavier, Rosane de Oliveira e Giane Guerra.