Encomendada pela TV Globo e divulgada na tarde desta segunda-feira (26), a sexta rodada da pesquisa de intenção de votos Ipec apontou que 83% dos eleitores brasileiros dizem estar decididos em quem votarão para presidente nas eleições deste ano. Outros 17% responderam que ainda podem mudar de voto.
O levantamento aponta que os eleitores mais decididos são os do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos lideram as mais recentes pesquisas. Entre os que dizem que vão votar no petista, 90% afirmam que a escolha é definitiva. Já entre os que escolheram Bolsonaro, 87% apontam que já estão decididos. As informações são do G1.
Entre os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB), que estão empatados na terceira posição, há menos eleitores decididos. São 48% entre os apoiadores do pedetista e 45% entre os apoiadores da senadora. Entre os que escolheram outros candidatos, 49% dizem que o voto é definitivo.
A quantidade de eleitores totalmente decididos desta rodada se manteve igual ao registrado no levantamento anterior, divulgado em 12 de setembro. Já os que ainda podem mudar oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro em 183 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01640/2022.
O levantamento mostra ainda que no primeiro turno, Lula aparece com 48% das intenções de voto, e Bolsonaro (PL) com 31%. O levantamento sobre a eleição presidencial deste ano mostra ainda Ciro Gomes (PDT) com 6%, Simone Tebet (MDB) com 5%. Branco ou nulo somam 4%, e 4% não sabem ou não responderam.