A sexta rodada da pesquisa para a eleição presidencial realizada pelo Ipec, encomendada pela TV Globo e divulgada no final da tarde desta segunda-feira (26), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% no primeiro turno. O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece com 6% e Simone Tebet (MDB) com 5%.
Branco ou nulo somam 4% e 4% não sabem ou não responderam. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Avila (Novo) aparecem com 1% cada. Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não chegam a 1% cada um. Constituinte Eymael (DC) não pontuou. Pablo Marçal (Pros) não consta mais na pesquisa do Ipec porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu sua candidatura.
Na pesquisa anterior, divulgada em 19 de setembro, Lula aparecia com 47% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro no primeiro turno. Ciro Gomes aparecia com 7% e Simone Tebet (MDB) com 5%. Branco ou nulo somavam 5% e 4% não sabiam ou não responderam.
O Ipec também divulgou o percentual de votos válidos dos dois concorrentes que aparecem na liderança: Lula tem 52% e Bolsonaro, 34%.
A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01640/2022.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.