É importante estar atento ao que pode ou não fazer no dia da eleição de 2022, porque o eleitor que quebrar as regras do pleito pode acabar sendo penalizado pela Justiça. Para um pleito pacífico, algumas ações são consideradas crime eleitoral e podem acarretar, inclusive, detenção no dia das eleições.
O que é proibido nas eleições de 2022?
É proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidato, partido, coligação ou federação. Espalhar desinformações e materiais de campanha, como santinhos, também estão vetados.
Além disso, é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar. Também não pode distribuir brindes ou camisetas, sob pena de cometer o crime de boca de urna. A pena prevista para esses casos é detenção de seis meses a um ano, conversíveis à prestação de serviços comunitários e multa.
Também está proibido levar para a cabine de votação o aparelho celular. Ele deverá ser entregue ao mesário e, em caso de descumprimento, a Brigada Militar poderá, inclusive, ser acionada.
Outros aparelhos que não podem ser levados à urna são walkie-talkie, radiotransmissores, câmeras fotográficas, filmadoras ou qualquer outro objeto que possa comprometer o sigilo do voto.