Dos cinco maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Sul, apenas um terá passe livre nos ônibus no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O assunto veio à tona em razão da mudança do benefício em Porto Alegre, que acabou com a gratuidade no dia de votação.
Em Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Santa Maria não haverá passe livre para os eleitores se deslocarem até os pontos de votação. Em contrapartida, em Caxias do Sul, na Serra, haverá gratuidade no transporte municipal.
Confira abaixo a situação de cada um dos cinco municípios:
Porto Alegre
Maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, com mais de 1,1 milhão de pessoas aptas a votar, Porto Alegre deve viver no próximo domingo a sua primeira eleição sem passe livre desde a metade da década de 1990.
Até o fechamento desta matéria, a prefeitura mantinha a posição de não oferecer gratuidade nos ônibus da Capital no primeiro turno das eleições, sob justificativa de que a medida custaria muito aos cofres públicos.
Caxias do Sul
Segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 343,4 mil eleitores, Caxias do Sul terá transporte gratuito no primeiro turno das eleições. É o único dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado a garantir o benefícios até o fechamento desta reportagem.
Canoas
Terceiro maior colégio eleitoral do Estado, Canoas não terá passe livre nas eleições. A cidade tem 258,2 mil eleitores registrados. A prefeitura do município da Região Metropolitana afirmou, em nota, que a ausência de transporte gratuito para votar se deve à crise financeira.
“Devido à crise financeira que o setor de transporte público atravessa no país, a cidade de Canoas não terá passe livre no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições”, afirmou a prefeitura, por meio de nota.
Pelotas
Quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, Pelotas tem 247,7 mil votantes registrados e não terá passe livre. Questionada, a prefeitura do município do sul do RS respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não haverá passe livre aos usuários, pois isso não está previsto no contrato com o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas”.
Santa Maria
Quinto maior colégio eleitoral do Estado, com 208,7 mil votantes, Santa Maria não terá passe livre. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, não há previsão de passe livre em nenhum dia do ano.