O coordenador de modernização do voto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Celio Castro Wermelinger, concedeu entrevista à Rádio Gaúcha nesta terça-feira (27) para tirar dúvidas sobre as eleições, que ocorrem neste fim de semana, em primeiro turno. Segundo ele, uma preocupação nova da justiça eleitoral é o ambiente de desinformação.
— Realizar a eleição é um ponto de preocupação muito grande, pois são várias variáveis que temos que controlar, mas o histórico que temos de eleições nos dá tranquilidade em relação ao funcionamento de sistemas, a estabilidade de equipamentos e à operação dos mesários, tudo isso temos um histórico bastante positivo. Como novidade que temos para este ano, e já desde 2016, 2018, é esse ambiente fora do processo eleitoral em si, de campanhas de desinformação que trouxeram novidades para o processo, de termos que atuar em esclarecer a população e trazer mais informações para que a população esteja informada do que realmente vai acontecer — disse ao programa Gaúcha Atualidade.
Na entrevista, Wermelinger também esclareceu algumas das teorias equivocadas sobre o sistema eleitoral que circulam entre a população, como a suposta existência de uma "sala secreta" no TSE onde os votos são somados e a possibilidade de invasão da urna eletrônica por hackers - o que não ocorre, já que o equipamento não é conectado à internet.
Ouça a entrevista completa