O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), acompanhou o jogo entre Grêmio e Vila Nova-GO, pela 28ª rodada da Série B do Brasileirão, na noite desta sexta-feira (2), em Porto Alegre.
Ao longo do dia, o presidente esteve na Expointer, em Esteio, e depois foi a Porto Alegre, onde está hospedado no Centro. À noite, jantou com empresários antes de ir para a Arena. Por volta das 21h, Bolsonaro e sua comitiva chegaram à Arena. Alguns gremistas do lado de fora do estádio receberam a presença do presidente com surpresa; outros, com palavras de protesto.
O presidente, seus seguranças e acompanhantes subiram até o terceiro andar das arquibancadas, onde fica o setor de camarotes, e ocuparam os de número 120 a 122, cedidos pela administradora. No caminho pelos corredores internos, rumo aos assentos estofados no escanteio noroeste, alguns torcedores com bandeiras do Brasil foram ao encontro do candidato à reeleição para tirar fotos.
Bolsonaro tinha a companhia do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e outros políticos de legendas aliadas ao seu partido. O presidente do conselho deliberativo do Grêmio, Carlos Biedermann, foi cumprimentar Bolsonaro e presenteá-lo com uma cuia e uma bomba para chimarrão, além de um vinho, segundo a comunicação do clube. A chamada “visita institucional” não teve destaque nos telões , no sistema de som, nem nas redes sociais do Tricolor, conforme informou a assessoria do time.
Após a execução do Hino Nacional, o presidente acenou para a torcida. Recebeu, em troca, um misto de vaias, aplausos e gritos de “mito”. No momento do gol marcado por Biel, camisa número 17, logo aos três minutos do primeiro tempo, Bolsonaro e seus vizinhos de camarote aplaudiram a jogada pessoal do atacante. No intervalo, o presidente se aproximou do parapeito do camarote, em pé, e provocou nova disputa sonora entre vaias, xingamentos, gritos de apoio e aplausos.
A partida foi acompanhada por 13.775 pessoas. Bolsonaro permaneceu no estádio até as 23h27min, quando o relógio do jogo passava dos 52 minutos do segundo tempo e terminava. Após o jogo, a comitiva presidencial retornou ao centro de Porto Alegre, onde pernoitaria.
No sábado (3), Bolsonaro participará de um ato de campanha em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Chamado de Mulheres pela Vida, o evento deve reunir cerca de 6 mil mulheres nos pavilhões da Fenac.