Nesta terça-feira (26), a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) recebeu sem sua sede, todos os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) para a assinatura de um termo de cooperação para as eleições de 2022.
Para o presidente da seccional da OAB o documento contribuirá com ações voltadas a realização de eleições limpas.
— É um momento importante para a OAB do Rio Grande do Sul que, volta a reafirmar bandeiras históricas. A Ordem gaúcha entende que essa conscientização é fundamental para que haja uma melhora no ambiente democrático, bem como no exercício da democracia, orientando o cidadão a pesquisar, se inteirar de questões importantes para que faça a melhor escolha com o seu voto — disse Leonardo Lamachia.
A entidade que representa a advocacia gaúcha pretender relançar uma campanha para reafirmar aos gaúchos a importância de um voto consciente:
— A partir do ato de hoje, vamos lançar novamente a campanha "Voto Não Tem Preço, Voto Tem Consequência", que visa a conscientização da população para um momento de suma importância que é a escolha dos nossos representantes. Também seremos ouvintes da população, estaremos atentos e atuantes com vistas a uma eleição limpa e democrática, realizando também nosso papel de fiscalização do pleito eleitoral — complementou Lamachia.
O presidente do TRE, desembargador Francisco Moesch destacou como a OAB-RS tem um papel histórico na luta pela defesa do estado democrático.
— A OAB-RS soma esforços quando torna possível que cada cidadão receba informações corretas sobre o processo eleitoral em curso e sobre a lisura dos candidatos. A entidade ainda poderá contribuir com programas e campanhas informativas para elucidar questões inerentes ao processo eleitoral, de forma clara e objetiva para os cidadãos. Esse tipo de informação é necessário para que a escolha por parte do eleitor seja livre e consciente.