Em isolamento domiciliar por causa do diagnóstico de coronavírus, Luiz Carlos Busato (PTB) viu seu nome sair na frente na contagem de votos em Canoas, na Região Metropolitana, mas perdeu por 9,4 mil votos de diferença para Jairo Jorge (PSD).
Com 99% das urnas apuradas, às 18h05min, ele fez um breve pronunciamento transmitido em um telão no comitê de campanha na Avenida Victor Barreto, cerca de 1,5 quilômetro da sua casa, agradecendo o empenho dos correligionários. Ao final, o grupo bateu palmas e gritou o nome do atual gestor municipal, que se despedirá da prefeitura no dia 1º de janeiro.
Em entrevista por telefone a GZH, Busato desejou sorte a Jairo Jorge e disse que sairá de cabeça erguida da prefeitura de Canoas.
— O trabalho que fizemos nestes quatro anos foi muito técnico, de resolver os problemas da cidade. Talvez tenha faltado um pouco de populismo, vamos dizer assim. Mas não me arrependo, saio com a honradez de uma pessoa que não teve nenhum problema, de nenhuma espécie, de maus feitos. Acho que a população de Canoas tem o direito de escolher o candidato que melhor lhe aprouver.
Questionado sobre seus próximos passos, ele disse que ainda não tem nada definido e acrescentou:
— Primeiro, tenho que me curar da covid.
Três dias depois de testar positivo para covid-19, Busato, não pôde sair de casa neste domingo de eleição, nem para votar. O atual prefeito acompanhou a contagem de votos do seu apartamento na Rua Domingos Martins, no Centro, pela internet. Ele sentia dores no corpo, mas ressaltou que não estava com problemas na respiração.
Busato fez 72,6 mil votos (46,94% dos válidos), contra 82,1 mil votos a seu adversário (53,06%).