O candidato à prefeitura de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) propõe a repactuação da licitação dos ônibus como uma das medidas para melhorar o transporte público da Capital. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, na manhã desta quinta-feira (26), Melo também citou a possibilidade de participação do poder público no fortalecimento do setor, principalmente no que se refere a linhas deficitárias.
— O dinheiro da Carris, por exemplo, que hoje é colocado só na Carris, eu tenho firme convicção, se tiver de colocar dinheiro público, coloca no sistema e não coloca na Carris, porque ela faz parte de 22% do sistema — exemplificou.
Ainda no âmbito da mobilidade, o candidato sugeriu a criação de um consórcio para tentar contornar a crise no setor das lotações e a revisão da utilização do corredor da Terceira Perimetral, que, segundo ele, é mal utilizado.
Melo também reforçou a necessidade de melhorar o ambiente do centro da Capital, com ações que vão desde a finalização das obras do Mercado Público até um “banho de pintura” em prédios da região e a recuperação de calçadas. O candidato destacou que o movimento de melhoria tem de ocorrer em todos os bairros da cidade, começando pela área central.
O emedebista foi entrevistado por 30 minutos pelos jornalistas Daniel Scola e Rosane de Oliveira. Na sexta-feira (27), a candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) será sabatinada no espaço do Gaúcha Atualidade.